Fundado em 17 de julho de 1952 - Orgulho do Futebol de Santa Rosa/RS - Hexa Campeão de futebol de Santa Rosa: 1954/1955/1956/1957/1958 e 1959 - Campeão Citadino de 1963/1965/1968 e 1969 - Campeão Estadual de Amadores do Rio Grande do Sul/Série Amarela em 1959 e Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1969.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Por Onde Anda?

DERLY BASTOS TEIXEIRA


Nasceu em Uruguaiana/RS, no dia 15/12/1936.  Filho de Anativio Teixeira e Maria Eufrásia Bastos Teixeira. Não tinha apelido. Conhecido apenas pelo nome Derly.   
Casou em Santa Rosa com Odila Pereira Teixeira (irmã do Sr. Artur Ribas) dia 12/11/60. Do casamento nasceram  três  filhos: Paulo com 51 anos, Jair com 49 e Mauro com 47 anos, tem 10 netos e 05 bisnetos.
Grau de escolaridade: 4ª serie do primário.
A sua infância, viveu  no campo, até os 10 anos de idade. Foi para cidade estudar e aprender um ofício (profissão). Seu pai era tropeiro e chegava para casa a cada dois ou três  meses. A mãe, segundo Derly,  era chibeira e  trazia mercadorias de Paso de Los Libres (Argentina ) para vender aqui em Uruguaiana.

Na vida esportiva, conta Derly, começou a jogar futebol no varzeano, com 16 anos. A equipe chamava Bonsucesso Futebol Clube. Ficou até ir para Santa Rosa, com a idade de 21 anos de idade, a convite do seu primo João Alberto Bastos (Tano), com o qual mantinha uma forte amizade.  Iniciou jogando na equipe do Sepé Tiarajú e  depois foi para o Aliança .
 

Derly jogou, na lateral direita, pelo E. C. Aliança, no período compreendido entre 1959 até 1961, tendo no ano de 1959 ajudado nas conquistas do hexacampeonato citadino de Santa Rosa, RS e no mesmo ano foi campeão estadual de amadores, série amarela,  também foi vice-campeão citadino de Santa Rosa,RS,  nos anos de 1960 e 1961.

Desempenhou a profissão de alfaiate como funcionário da antiga Alfaiataria Barichello, situada na Av. Dr. João Dahne, de propriedade do Sr. Cesar Barichello.
Ao retornar a Uruguaiana, continuou a jogar em equipes do futebol amador, sendo campeão varias vezes, principalmente pela equipe do Elite F.C., nas categorias 33 anos, 40 anos, 50 e 55 anos.

Como história teve dois irmãos que jogaram futebol profissional: Enio Teixeira, que participou do celebre jogo Internacional 14x 0 Ferro Carril de Uruguaiana; outro foi Danilo Teixeira, que jogou no Riograndense de Santa Maria e tem como lembrança, quando novo aqui em Uruguaiana, ia de cavalo para o treino, deixando o mesmo a pastar ate o final. Depois, encilhava e retornava para casa.    

Derly tem como clube do coração o Grêmio.

Desde jovem sempre trabalhou como alfaiate. Agora, encontra-se aposentado, devido a pouca demanda de serviço e também por ter visão um pouco enfraquecida.
Mantem, uma atividade relacionada com o esporte, ou seja, preside, uma equipe de futebol veterana ( acima de 40 anos) o São João F.C, nome do nosso bairro. Nunca foi treinador, somente dirigente desta equipe .

Atualmente, aos sábados à tarde, acompanha os jogos da equipe do São João F. C, Aos domingos, pela manhã, vai assistir o filho mais velho jogar na equipe do Uruguaiana F.C., no campeonato máster, 55 anos, da cidade e quando possível, acompanhar os jogos do grêmio, na TV. 

Fotos em que aparce Derly Teixeira:




Um comentário:

  1. Derly foi um doss melhores laterais esquerdos que passaram pelo futebol de Sana Rosa. Muitas saudades daquele time do Aliança e que foi o MELHOR que existiu na Capital da Soja

    ResponderExcluir