Fundado em 17 de julho de 1952 - Orgulho do Futebol de Santa Rosa/RS - Hexa Campeão de futebol de Santa Rosa: 1954/1955/1956/1957/1958 e 1959 - Campeão Citadino de 1963/1965/1968 e 1969 - Campeão Estadual de Amadores do Rio Grande do Sul/Série Amarela em 1959 e Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1969.

sábado, 12 de abril de 2014

Memórias

BONIFÁCIO LOPES  CAMÕES


Revendo jornais da época, encontrei em uma edição da A Serra (1963), a notícia do falecimento de Sr. Bonifácio Lopes Camões. Lá constava, que o mesmo residia na cidade de Cerro Largo e que exercia atividade como Oficial do Registro de Imóveis. De posse de tais dados, fiz contato com o meu conterrâneo Plínio Tonel. O resultado: fotos do EC Aliança, que foram enviadas por Plínio, a ele entregue pela D. Nelma, filha do Sr. Bonifácio. Também, um discurso datilografado, com as devidas correções a caneta, proferido pelo Sr. Camões. Não tem data precisa. Bonifácio Lopes Camões foi o primeiro presidente do EC Aliança (1952/1953).
Colaboração Raul Meneguini(Santa Rosa) e Plínio Tonel(Cerro Largo)
Fotos do Arquivo da família Camões.
Foto de 21 de abril de 1953 - Torneio organizado pelo EC Aliança. no Estádio da Baixada do Pessegueiro. Em pé: a linha atacante, formada da esq. p/direita:
Romalino Pinto Silva, Fredolino Schulz (Penicilina), Neco, Hélio e Rubens Maicá.
Agachados: a defesa, formada da esq. p/direita:
Rosalino Rigo (Pinga), Julio Pinto Silva, Lidio Grings, Alberto (goleiro), Neninho Massulini e Atila Weber. 


 Representação do E. C. Aliança que se fez presente e desfilou no desfile constante da programação alusiva à 1ª Festa Nacional do Milho (1954), realizada em Santa Rosa, RS, onde aparecem ao fundo: Humberto Reihner (com as mãos tapando do sol), o goleiro paraguaio Rodrigues, ????? o Atila Weber(segurando um troféu), na linha intermediária a Srta Menha (Rainha do Clube) mais as princesas ?? com a bandeira do Aliança; e agachados o time de Basquete  do Aliança.

 Campo do Pessegueiro -

Discurso proferido por Bonifácio Camões numa cerimônia de encerramento das  comemoração ao Aniversário da República em 15 de novembro do ano(?).

 Jornal A Serra com matéria falando da morte do Presidente Camões.