Fundado em 17 de julho de 1952 - Orgulho do Futebol de Santa Rosa/RS - Hexa Campeão de futebol de Santa Rosa: 1954/1955/1956/1957/1958 e 1959 - Campeão Citadino de 1963/1965/1968 e 1969 - Campeão Estadual de Amadores do Rio Grande do Sul/Série Amarela em 1959 e Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1969.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Memórias

GUIDO VALÉRIO FISCHER

Nasceu em  Monte Alverne, município de   Santa Cruz do Sul/RS., filho de Arthur Antônio Fischer e Sophia Hermes Fischer 
Casou-se em Venâncio Aires com Hedy Nelly Haetinger e do casamento nasceu os filhos Farlei Luís Fischer e Marnes Alberto Fischer. Dois netos, filhos de Farlei: Arthur Muza Fischer e Manuela Muza Fischer.
Possui formação profissional como  Professor Rural e Curso Superior na
Faculdade Ciências Contábeis em Santa Cruz do Sul
Passou a infância em Monte Alverne, no interior de Santa Cruz do Sul e a juventude em Venâncio Aires. Começou a jogar bola em Monte Alverne.  
Iniciou a carreira esportiva no Guarani de Venâncio Aires, após jogou pelo E.C. Aliança Santa Rosa. Recorda e carrega como lembrança de sua vida como jogador de futebol  campeonato amador de 1958.
Torce pelo Sport Club Internacional de Porto Alegre e pelo  Guarani de. Venâncio Aires 
Foi servidor do  Banco do Brasil, aposentado,  hoje reside na capital do estado. Em 1963 foi Diretor de Futebol e em 1964 comandou como técnico o Guarani de Venâncio Aires.  Também foi treinador do Mano Meneses na categoria de Juniores do Guarani de Venâncio Aires. 
1959 - Estádio Municipal Carlos Denardin -Jogo E. C. Aliança x Aymoré de São Leopoldo RS(nas festividades alusivas ao título  - conquistado pelo E. C. Aliança - de campeão estadual de amadores no ano de 1959(série Amarela). Na foto: Guido Fischer - Centromédio do E. C. Aliança  e o goleiro SULI (goleiro do Aimoré que posteriormente também atuou no Grêmio Foot Ball Porto-Alegrense, no  São Paulo F. C. e na Seleção Brasileira de futebol.) 



1958 - Estádio Carlos Denardin  –Em pé: Decio Zohler, Derli Teixeira, João Alberto Bastos(Tano), Nolly do Valle(Sabiá), Guido Fischer e Pedro Dias(Mulita). Agachados: Lair Perine(Tatuzinho), Fredolino Schulz(Penicilina), Eloi Pereira(Taquariano), Alceu Mallmann e Walter Wienandts.


1958 - Estádio Municipal Carlos Denardin. – na foto o  centromédio  Guido Fischer- durante intervalo de um jogo oficial pelo campeonato estadual de amadores, aparecendo ao fundo o massagista e ex atleta do E. C. Aliança o Sr. Atila Weber.   



1958 - Estádio Carlos Denardin. Na foto os atletas Derli Teixeira, Guido Fischer e Pedro Dias (Mulita).



1959 - Estádio Carlos Denardin. Em pé: centroavante Fredolino Schulz(Pinicilina).  Agachados: Guido Fischer (centromédio) e Pedro Paulo Primo Barilli(centroavante).


1958  - Estádio Municipal Carlos Denardin. Jogo entre E. C. Aliança x Grêmio Santo-angelense Em pé: Derli Teixeira, João Alberto Bastos (Tano), Nolly do Valle (Sabiá), Guido Fischer, Darci Zoehler(Nique) e Décio Zoehler. Agachados: Eloi Pereira (Taquariano), Decio Nascimento (Decinho),Alceu Mallmann, Fredolino Schulz(Pinicilina) e Valter Wienandts.





Plantel de Jogadores do E.C Aliança, antes de um treino no Carlos Denardin no ano de 1959.
Com este plantel sagrou-se Campeão Estadual de Amadores no mesmo ano.
Da esquerda para direita: Victorio Meneguini(tesoureiro), Eloi Pereira(Taquariano), Raul Meneguini, Adão, Edmundo Gund, Guido Fischer, Alberto Bastos(Tano), Bira, David Schitler, Menzel, Derli Teixeira, Pedro Dias(Mulita), Lelias Chunha, Ribeiro, Antenor Grizotti(Diretor de Futebol), Arthur Silva Ribas(Caieira-Técnico). Sentados: Rubilar, Tatuzinho, Prof. Rubens Maicá, Becler Wandscheer(Pinduca), Lückhemeir, Jarbas Tonel, Jurach, Luiz Mazzoco(Miquim), Ivanir Taffarel, Darci e Penicilina. Não estão na foto, mas que faziam parte do plantel: Decio Zohler, Darci Zohler(Nique), Nolly Valle de Oliveira(Sabiá), Alceu Mallmann, Valter Wienandts e  Pedro Primo Paulo Barili.



O placar do jogo, foi de 5x4 para o Aliança.
Fato inusitado: Cada atacante do E. C. Aliança marcou o seu gol. Abaixo a foto da equipe do Aliança que venceu a partida, com sua respectiva formação.



sábado, 8 de março de 2014

ENCONTRO



ATLETAS AINDA COMEMORAM TITULO DE CAMPEÕES ESTADUAL DE AMADORES – SÉRIE AMARELA 1959.


Dentre os campeões estaduais pelo EC Aliança, três ainda se reúnem nos dias de hoje, a partir de 2009.
RAUL MENEGHINI que atuava preferencialmente de quarto zagueiro, GUIDO FISCHER que jogava na meia cancha e WALTER WIENANDTS que, vindo do Paladino, completou com maestria o setor do ataque.
O Raul tem um belo apartamento em Atlântida Sul e se dá ao luxo de reunir junto com a Cila, todos os familiares, nos meses de janeiro e fevereiro, nessa praia top de linha do litoral gaúcho.
O Walter Wienandts acompanhado de um encanto de pessoa, sua esposa Vera Maria Cardoso Wienandts, foi parar em Osório e por lá se aquerenciaram.
Guido Fischer funcionário aposentado do Banco do Brasil também reserva um tempinho para na época do veraneio, acompanhado da esposa curtirem as delicias de Rainha do Mar.
Sei que o Raul como perfeito anfitrião e sempre querendo saber novidades, principalmente, sobre o futebol de nossa terra, reúne ou reunia em “petit-comité”, mais antigos como Waldemar Zenni, Décio Zoehler e Wilson Codinotti, para, através deles, haurir conhecimentos.
Optou por petit-comité, porque, sabiamente notou que em reunião com muitas pessoas todas falam ao mesmo tempo e pouco se aproveita!
Devem ter curtido e relembrado momentos gloriosos!
Eis o que a Verinha colocou no facebook a respeito do encontro:
Vera Maria Cardoso Wienandts
21 de fevereiro
Hoje foi um dia festivo. Após nos encontrarmos anualmente em lautos jantares em suas residências de verão e isto já faz 5 anos. Desta vez recebemos nossos amigos santa-rosenses Raul Meneguini e Adacila,mais Guido Fisher e Hedi aqui em Osório e lhes proporcionamos desfrutar de horas agradáveis e pratos saborosos na Casarão Pizzaria.
Não deu outra, adoraram! Prometemos replay, para quando?????? Preciso explicar que os três maridos foram excelentes jogadores do E.C. Aliança de Santa Rosa nos idos de 59, 60 detentores de grandes títulos para aquela cidade. Vem daí a grande AMIZADE ENTRE A GENTE. Imaginem as conversas intermináveis... Quais assuntos? Adoramos as visitas!!!!!!

 Colaboração de João Jayme Araujo/POA.